quinta-feira, 16 de agosto de 2018

DIFERENÇA ENTRE MASSA FOLHADA E MASSA DE PASTEL

Muitas pessoas relatam uma dúvida quando se trata de usar a massa de pastel ou a massa folhada para determinados pratos, perguntando se em receitas que se utilizam de massa folhada pode substituir por massa de pastel e vice versa. Por isso resolvemos trazer a diferença de ambas as massas para ajudar os leitores que buscam essa resposta.





O que é massa de pastel?

A massa de pastel é feita basicamente com água, farinha de trigo e um pouco de cachaça para garantir a crocância. Trata-se de uma massa bem firme que deve ser aberta de forma que fique bem fina e deve ser frita em bastante óleo para que crie bolhas e fique bem crocante. Pode-se também ser assada ao invés de frita, obtendo uma consistência mais dura e sem as bolhas.

Massa pastel assado

Massa de pastel frito



O que é a massa folhada?

Se trata de uma massa que se destaca por sua leveza e forma crocante. É feita com farinha de trigo e várias dobras com camadas de manteiga. O modo de preparo para esse tipo de massa deve ser muito delicado e cuidadoso, devendo sempre estar gelada e seus cortes devem ser precisos para que não se perca o efeito de "estufar" ao ser levada ao forno já aquecido, onde irá ocorrer um choque térmico que fará com que a massa cresça e fique bem leve.


E então, o que acharam dessa explicação? deixe seu comentário ;)



















15 comentários:

  1. Gostei muito da explicação, fiquei surpresa em saber que na massa de pastel vai cachaça, nunca imaginei! Adoro os dois tipos, dependendo do dia prefiro pastel em outros um folhado cai bem.

    ResponderExcluir
  2. Deu até água na boca kkkkkkk, gostei da explicação, cozinha não é muito o meu forte mas já é bom saber algumas dicas quando for preparar algo no futuro. Obrigado pela explicação, abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa amo conzinhar nao sabia da diferença amo pastelll melhor coisa do mundo amo tudo que e frito
    Gosto mais da massa de pastel kk
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu to muito em choque com a informação da cachaça na massa de pastel rs. Aqui em casa todo mundo ama, mas sempre compramos compro, então acho que nunca ninguém imaginou isso. Confesso não ser mt fã de folheados. Como quando não tem muita alternativa. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Gosto das duas, mas realmente a folhada dá muito mais trabalho, sendo uma das coisas que eu realmente prefiro comprar pronta ao invés de me arriscar a fazer

    ResponderExcluir
  6. Muito boa explicação, adoro massa folhada. E neste exato momento queira muito algo pra comer, rs

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Confesso que não conhecia essas diferenças da massa de pastel para a massa folhada, sempre usei a que pediam nas receitas, mas nunca fui atrás das diferenças entre ambas. Não sabia que a massa de pastel levava um pouquinho de cachaça. Amo a massa folhada, ela é deliciosa, mas também amo um bom pastel haha Adorei o post, bem explicativo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Tudo bem, eu não sou lá essas coisas quando o assunto é cozinha, mas não conhecia as diferenças e percebo que sempre gostei mais de massa Folhada kkkk

    adorei, super informativo!

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Nossa que deilicia, esse post me deu água na boca.
    Essas massas foleadas são divinas rs' pena que por aqui quase não
    tem essas massas especiais.

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Realmente eu não sabia da diferença rsrs mas de uma coisa eu sei que ambos são deliciosos.

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente, não posso comer massa folhada pelo uso exagerado de manteiga, custei a descobrir isso, pois passava mal sempre, mas pastel, adoro, pastel com qualquer recheio. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oie, é tão bom quando aprendemos, eu não sabia sobre essas diferenças, amo massa folheada.

    ResponderExcluir
  13. Meu Deus, uma hora dessa e eu vendo essas fotos deliciosas.
    kkk
    Eu adoro massa folhada, só pela crocância!

    ResponderExcluir
  14. Sempre tinha ouvido falar, mas nunca entendi ao certo como que cada uma funcionava. Acredito que seja mais fácil trabalhar com a massa de pastel, mas tudo que é produzido a partir da massa folhada sempre possui um sabor especial, não é verdade?
    Abraços! 😊

    ResponderExcluir