sexta-feira, 22 de junho de 2018

CONHEÇA A ORIGEM DO CALDO DE CANA

Aos nossos leitores, trazemos uma curiosidade bem deliciosa, afinal quem não gosta de tomar caldo de cana com um pastel bem feito?



Bom, a guarapa ou o caldo de cana como é mais conhecido, é uma bebida extraída diretamente da cana de açúcar a partir de um processo de moagem, no qual a casca da cana é raspada para eliminar sujeiras, e depois as canas são prensadas e o caldo cai em um recipiente já pronto para o consumo. Sua composição é basicamente de água e sacarose e conserva todos os nutrientes da cana-de-açúcar (minerais, ferro, cálcio, potássio, magnésio, cloro, vitaminas do complexo B e C, além de glicose, frutose, proteínas, amido, ceras, ácidos graxos, corantes, ácidos fenólicos e flavonoides). Há uma grande variedade  de cores e tipos de cana, no qual a mais usada para a extração do caldo é a cana caiana.



A origem do consumo do caldo de cana está ligada à própria exploração da cana-de-açúcar e ao processo de produção de cachaça. Os escravos foram os primeiros a tomar o que restava nos tachos de rapadura, antes apenas fermentada. Foram também eles que começaram a destilar a mistura, produzindo a famosa cachaça. A título de ilustração, vale a pena ressaltar que nas usinas de açúcar o caldo de cana é a matéria prima para a fabricação de açúcar, assim como para o etanol e para a cachaça. Hoje se trata de uma bebida muito apreciada no Brasil, principalmente na zona da mata onde a cultura da cana-de-açúcar sempre predominou, não só pelo seu sabor, mas também pelo grande valor energético que possui.

Hoje é comum ver o caldo de cana vir acompanhando pastel e strudel, há ainda os que apreciam a bebida mesmo depois de iniciado o processo de fermentação, quando ele adquire um sabor muito semelhante ao quentão, uma bebida típica das festas juninas no sudeste do Brasil. De qualquer forma, o caldo de cana conquistou o mundo, na China a bebida também é uma mania muito procurada pelos consumidores.


Gostaram de saber um pouco mais sobre essa bebida que, com certeza, todos já compraram em feiras ou pastelarias em sua cidade? deixe seu comentário e curta nossa página no facebook para conhecer mais o nosso trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário